Órgãos dos sentidos
Os órgãos dos sentidos são um conjunto de órgãos receptores externos de estímulos sensoriais dos sentidos. Suas funções são transformar os estímulos (luz, som, calor, pressão, entre outros) em impulsos nervosos, onde esses percorrem as células nervosas até o sistema nervoso central. O cérebro traduz, interpreta e transforma os impulsos nervosos nas sensações.
São cinco sentidos conhecidos: a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar ou gustação. E os seus refectivos órgãos sensoriais são: os olhos, o nariz, as ouvidos, a pele e a língua.
Pele - Tato
A pele, ou cútis, é o órgão de revestimento externo do corpo (o maior órgão do corpo humano e também o mais pesado) responsável pela proteção do organismo. Atua sobre o organismo com funções imunitárias, regulação do calor, proteção contra desidratação, metabólicas (como a produção de vitamina D), proteção contra a radiação e apresenta funções nervosas que constituem o sentido do tato.
A pele pode ser dividida em epiderme (camada de células mais superficial), derme (camada média) e hipoderme (camada mais interna). Os mecanismos responsáveis pelo tato estão localizados, em sua maioria, na segunda camada da pele, a derme. Nesta encontra-se diversos tipos de receptores para os estímulos táteis, são esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a informação do toque, por serem o trabalho conjunto de terminações nervosas e corpúsculos.
Pode-se encontrar na derme os seguintes corpúsculos:
- Corpúsculo de Ruffini: tem uma formação alongada e fusiforme, apresenta uma cápsula delgada de tecido conjuntivo, com várias fibras nervosas que penetram neste tecido e ramificam-se originando ramos curto e tortuosos com varicosidades. Localizam-se na região profundo da derme e é responsável pela sensação de frio e calor.
- Corpúsculos de Vater-Paccini: é o maior dos corpúsculos encapsulados, está envolvido por delgadas camadas de tecido conjuntivo formando lamelas concentricas, entre estas