utensilios de bar
Utensílios de bar
Shaker:
Serve para elaborar cocktais batidos. É a mais comum no mercado, sendo composta por três partes: a primeira é o copo base, a segunda é uma espécie de doseador (no seu topo) e algumas possuem um pequeno coador preso a tampa. Possui um menor volume comparando com o Boston shaker.
Boston Shaker:
Serve para elaborar cocktais batidos. Compõe se em duas partes (Mini Tin e copo Boston). Possui maior volume, justamente para atender a um grande público como em festas e eventos.
Jigger (medidor americano): Na coquetelaria internacional são adotados os sistemas métricos de centilitro (cL) e onças fluídas (oz, aproximadamente 30 ml) e esse utensílio compreende essas duas unidades de medida.
Medidor de bar:
Os mais comuns são os de 50 ml, pois aqui no Brasil adotamos esse sistema métrico de dose.
Espremedor:
Elétrico ou manual, necessário para obter o sumo da fruta natural.
Blender:
Aparelho profissional que possui um motor mais forte que o liquidificador convencional. Além de liquidificar e possuir um sistema de ventilação, ele pode processar, triturar, cortar, entre outras. É um dos utensílios de bar mais caros.
Macerador ou socador: Como o próprio nome já diz, serve para socar ou macerar as frutas. O melhor é o de metal que evita contaminações, além de ser mais eficiente pela anatomia de sua ponta.
Picador de gelo: Com esse aparelho obtemos gelos menores ou esmagados, ideal para algumas receitas de bebida que necessitam desse tamanho de gelo.
Pinças de gelo:
Serve para retirar o gelo do respetivo balde.
Ralador: Para ralar os mais diversos tipos de ingredientes e/ou guarnições (limão, laranja, chocolate…).
Service mat ou tapete de serviço: Tapete usado no bar para armazenar o líquido escorrido da shaker após cada drink preparado. Mantem o ambiente