Paisagismo e Ecogenese
Fernando Chacel
Editora: FRAIHA
Arquitetura e Urbanismo
Uniseb COC- 9 Semestre
Março 2012
Projeto Integrado I
Docente: Vera Lucia Blat Migliorini
Tamiris Schineider Fachini
PAISAGISMO E ECOGÊNESE
Fernando Chacel
Fernando Chacel estagiou por dois anos com Roberto Burle Marx, que foi um marco decisivo em sua carreira profissional como arquiteto paisagista.
Anos depois, Chacel manteve uma sociedade com Luiz Emydgio durante sete anos; e foi neste período que houve uma mudança de paradigma em sua metodologia evoluindo para uma visão voltada mais para o meio ambiente. Seu trabalho aparece tanto em áreas públicas como privadas.
Foi a partir de pressões de leis que o processo de recomposição paisagística, ou seja, que a ecogênese se fundamentalizou.
Chacel desenvolveu trabalho de paisagismo com base na teoria da ecogênese, em diversas partes do Brasil.
O livro tem por objetivo demonstrar como a paisagem restaurada, utilizando o método da ecogênese, constituiu-se como uma forte sugestão de propostas para reintegrar espaços edificados de espaços não edificados dentro da malha urbana.
A urbanização pode ocorrer sem que para isso seja necessário a destruição parcial ou não dos recursos naturais.
PAISAGISMO E ECOGÊNESE
Fernando Chacel
Ecogênese
Trata-se da reconstituição de um ecossistema parcialmente ou totalmente degradado, onde ocorrerá uma re-interpretação do ecossistema que lá existia, para reconstruir a paisagem que sofrera as modificações, através do replantio de espécies vegetais autóctones, recompondo assim suas associações originais. Para que isso ocorra é necessário uma equipe que envolve diversos profissionais como o biólogo, o geólogo, o zoólogo, além do arquiteto paisagístico.
Fernando Chacel aponta floração de Norantea guianesis, no Parque Mello Barreto, RJ.
PAISAGISMO E ECOGÊNESE
Fernando Chacel
O livro analisa vários parques urbanos localizados na cidade do Rio de
Janeiro, em