Marketing - conceitos
Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.
Necessidades são estados de carência percebida (físicas, sociais e individuais).
Desejos são necessidades humanas moldadas pela cultura e características individuais. Por exemplo: fome – necessidade; comer no McDonalds – desejo associado à necessidade fome.
O valor do produto para o cliente é a diferença entre os valores que ele ganha comprando e usando o produto e os custos para obter esse produto.
A troca consiste em obter o objeto desejado dando alguma coisa em retribuição, e é apenas uma das maneiras de se obter o objeto desejado. A troca envolve trabalho, e ocorre dentro do mercado: um grupo de comprados reais e potenciais de um produto. O mercado é o conjunto de compradores e vendedores que fazem a transação com uma classe específica de produto.
Com esses conceitos, podemos refinar o conceito de marketing: administrar mercados para chegar a trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do homem.
2) Cite e explique os elementos do ambiente de marketing.
O ambiente de marketing é constituído de atores e forças externas ao marketing que afetam a capacidade da administração de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus consumidores. Ele é composto por um microambiente (forças próximas à empresa) e um macroambiente (forças sociais maiores que afetam todo o microambiente).
O microambiente é composto por:
- Empresa: ao fazer o plano de marketing, leva-se em consideração não somente o departamento de marketing, mas também todos os demais grupos da empresa, como a alta administração, compras, produção, contabilidade, etc. Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa.
- Fornecedores: provêm os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.
-