Engrenagem
ENGRENAGEM
Alex Kim Alex Braz Bruno Yokomizo Fabio Obaid Manoel Humberto Robson
Professor Emerson Processo de Fabricação Joinville 2011
ENGRENAGEM
Introdução; Princípios básicos; Histórico; Engrenagem de dentes retos; Engrenagens Helicoidais; Engrenagens Cônicas; Engrenagens sem fim;
*
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos; Redução de transmissão; Áreas de aplicação:
Mobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva); Industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs); Comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrônicos); Eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar).
Histórico
As primeiras engrenagens foram provavelmente feitas cruamente de madeira e outros materiais fáceis de serem trabalhados. Sendo meramente constituídos por pedaços de madeira inseridos em um disco ou roda.
Princípios Básicos
Em qualquer engrenagem, a relação é determinada pelas distâncias que vão do centro das peças até o ponto de contato. Por exemplo, em um dispositivo com duas engrenagens, se uma delas tiver o dobro do diâmetro da outra, a relação será de 2:1.
Engrenagens
Pequeno porte e médio porte:
Grade Porte:
Engrenagem de Dente Reto
Tipo mais comum de engrenagem; Exemplos de dispositivos: chave de fenda elétrica, irrigadores de agua, o relógio de corda, a máquina de lavar roupas e a secador de roupas.
Engrenagens Helicoidais
Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem; Mais suaves e silenciosas; Eixos perpendiculares com rotações de 90º.
Engrenagens Cônicas
As engrenagens cônicas são úteis quando a direção da rotação de um eixo precisa ser alterada;
Engrenagens Cônicas
Engrenagens sem fim
Engrenagens sem-fim são usadas quando grandes reduções de transmissão são necessárias; Esse tipo de