Conceito de Marketing
o conceito de Marketing
Revisão Bibliográfica
GNA2
André Mendonça - 5582
Daniela Monteiro - 5562
Joana Pinto - 5452
Miguel Major - 5490
Paulo Teixeira - 5617
1º Trabalho apresentado para a disciplina Fundamentos de Marketing, leccionada pelo Prof. Dr. Francisco Coelho
Índice
1. Introdução
No âmbito da disciplina “Fundamentos de Marketing”, foi-nos proposto analisar a evolução do conceito de Marketing desde o seu aparecimento até à actualidade. Assim, delineamos uma pesquisa na base de dados Pro-Quest, cujas datas estão compreendidas entre 1940 e 2012, redigindo e apresentando aquelas que julgamos terem maior relevância para o estudo. Por uma questão de clareza e lógica, apresentamos os artigos por ordem cronológica crescente.
2. O conceito de Marketing
No final da década de 1940, a eficiência da produção foi considerada essencial para alcançar e manter uma actividade empresarial próspera e bem-sucedida.
Nos anos cinquenta, os estudiosos começaram a perceber que os comerciantes deviam prestar atenção às necessidades dos clientes. Este é o princípio fundamental, referido como o "conceito de marketing". Este sustenta que o cliente deve ser o ponto de partida para qualquer processo de comercialização, o que foi uma grande mudança na gestão do negócio na época.
Nos anos 60, Keith (1960), conclui: "A nossa atenção foi desviada dos problemas de produção para os problemas de marketing. A partir do produto, podemos fazer com este, o que o consumidor quiser que façamos, a partir da própria empresa para a mercado ".
Ainda em 1960, Jerome McCarthy, sugeriu o modelo dos quatro P’s do Marketing:
1. Produto: objecto tangível ou serviço intangível que é produzido e oferecido aos consumidores no mercado.
2. Preço: valor que o consumidor paga pelo produto ou serviço.
3. Place: local onde os produtos/serviços podem ser comprados, e pode muitas vezes ser referido como o canal de distribuição, lojas físicas, bem como lojas