trabalhos
Trabalho de literatura
Disciplina: Literatura
Professora: Antonia Claudia
Alunas: Jessica Soares e Thais Carvalho
Série: 3º ano
Biografia de Eça de Queroz
Romancista português nascido em Póvoa de Varzim, um dos maiores ficcionistas da literatura de língua portuguesa e introdutor do realismo em seu país. Filho ilegítimo de um magistrado passou a infância longe dos pais, no Aveiro, e formou-se em direito pela Universidade de Coimbra (1866). Tomou parte na Questão Coimbrã, ao lado de Antero de Quental e Teófilo Braga, em defesa do realismo na literatura e estreou então como escritor, na Gazeta de Portugal, com o folhetim de Notas marginais, ajuntado com uma série de artigos reunidos e publicados postumamente com o título de Prosas bárbaras (1905). Diplomata e escritor muito apreciado em todo o mundo e considerado um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos, Eça de Queirós filho de José Maria Eça de Queirós, nasceu em Póvoa de Varzim-Portugal, no dia 25 de Novembro de 1845, morreu em Paris-França, no dia 16 de Agosto de 1900 (Funeral em Lisboa - 17 de Agosto)
Análise crítica (Parte I)
Como o próprio o descreve, Fradique é um aventureiro, atormentado diante das injustiças sociais e da decadência da sociedade causada pelas constantes transformações sociais, políticas e econômicas. Fradique foi um crítico da sociedade, que não se deixou abater pela força das formas totalitárias, que não cansava de tenta reerguer uma nova Portugal. Esse ser quecfoi criado por Eça foi feito com pedaços de seus amigos e é um ser plasmado com os anseios e ideais de uma geração de escritores que representava a vanguarda intelectual portuguesa do final do século XIX.
“Mas, além disso, Fradique Mendes trabalhava um outro filão poético que me seduzia--o da Modernidade, a notação fina e sóbria das graças e dos horrores da Vida, da Vida ambiente e costumada, tal como a podemos testemunhar ou