principios da contabilidade
Os princípios contábeis foram instituídos pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução 750/93,para padronizar seus registros contábeis.Princípios são preceitos,regras e orientações.
Da Entidade:O Patrimônio dos sócios não se confunde com o Patrimônio da empresa.A empresa possui autonomia patrimonial.
Da Continuidade:A continuidade ou não da entidade,deve ser considerada quando da classificação e a avaliação das mutações patrimoniais.Ex registros de transações de longo prazo.
Da Competencia:As receitas e despesas devem ser incluídas no período em que efetivamente aconteceram,sempre simultaneamente quando se correlacionarem,independente de recebimento ou pagamento.
2. Regimes de Contábeis
A Contabilidade deve efetuar seus registros tendo como base os regimes de caixa ou de Competência.O regime de Competência,diz respeito ao advento do Princípio da Competência, sendo o regime utilizado hoje pelas empresas de crédito conforme determina a lei 6.404/76,das sociedades por ações.
Regime de Caixa
As receitas e despesas são registradas na data de seu recebimento ou pagamento.
Regime de Competência
As receitas e despesas são registradas quando efetivamente ocorre independente de seu recebimento ou pagamento.
3. Inventário Permanente
O Inventário permanente é feito quando a empresa controla de forma contínua o estoque de mercadorias,apurando a cada venda,o Custo das Mercadorias Vendidas(CMV).Este controle é efetuado sobre cada operação de compra e venda e utilizando a ficha de controle de estoque,sendo que a uma fixa para cada tipo de produto ou material.
Os Processos utilizados no Inventário Permanente são PEPS, UEPS e CPM.
PEPS:Primeiro a entra,Primeiro a sair
O Objetivo deste método é avaliar o Estoque Final (EF) pelas aquisições mais recentes e o custo das mercadorias vendidas (CMV) pelas aquisições mais antigas.
UEPS:Ultimo a entrar,Primeiro a sair
O Objetivo deste método é