Marketing - Cliente
Caio Guerreiro
Eliseu Pereira
Gabriel Queiroz
Hudson Novais
Márcio Damasceno
RESUMO
O estudo do Marketing visa encontrar formas de melhorar o relacionamento entre cliente e empresa de forma que os dois sempre saiam ganhando. O cliente satisfeito e a empresa faturando. Dentro desse panorama, este trabalho tem por objetivo destacar a importância do cliente no processo de compra, discutir fatores que interferem em suas decisões e colocar em evidência a importância de se trabalhar bem o Marketing de Relacionamento.
PALAVRAS-CHAVE: Marketing; Cliente; Consumo.
1. INTRODUÇÃO Dentro do contexto do Marketing, o cliente é sem dúvidas o artista principal. Muito se fala na importância que se deve dar a ele, Fabio Marques (1997) afirma o seguinte:
O cliente é a pessoa que compra produtos das empresas para consumo próprio ou distribuição dos mesmos;
O cliente é, sem dúvida, a pessoa mais importante me qualquer tipo de negócio;
O cliente não depende de nós, nós é que dependemos dele;
O cliente não interrompe o nosso trabalho, ele é a razão do nosso trabalho;
O cliente não significa apenas dinheiro no caixa. Ele é, antes de tudo, um ser humano e precisa ser tratado com respeito e consideração;
Sem clientes, você fecharia as portas da sua empresa;
Essas definições conceituam muito bem o cliente externo, aquele que recebe o impacto dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa sem fazer parte da organização em si. Ele é o comprador, o consumidor comum. Apesar de conceituar bem o cliente externo, as definições de Fabio Marques (1997) não comportam toda a complexidade do termo “Cliente”. Temos ainda outros tipos a tratar logo adiante.
Os clientes externos podem ser divididos em: Prospects, que são aqueles que podem possuir algum interesse em comprar algum produto/serviço seu. Shoppers que são clientes que em pelo menos uma oportunidade, visitaram o seu negócio. Os clientes eventuais são pessoas que já