Marketing do cliente
Em um primeiro instante se entende marketing como um grupo de atividades dentro de uma empresa com o objetivo de vender com eficácia seus produtos a clientes da forma mais rentável possível. O Marketing é algo utilizado a muitos anos, ele sempre existiu, porém com o passar dos anos ele veio sendo modificado e consequentemente adquiriu novas características e começou a ser usado de formas diferentes e mais amplas. Ao falarmos de Marketing o que nos vem à cabeça é de algo voltado única e exclusivamente para vendas de produtos ou apenas propagandas de uma forma geral. Porém Marketing é algo muito mais amplo quando se diz respeito a clientes, seus desejos e satisfação pois então teremos de pensar em algo muito mais estratégico que envolve o conhecimento abrangente sobre todas às variáveis envolvendo tais consumidores. Toda e qualquer estratégia de Marketing deve ser flexível a diferentes situações que em vários momentos estão acima de nosso controle e isso envolve momentos sociais, fatores econômicos , concorrências entre outras. Tudo isso pode e faz o cliente ter diferentes comportamentos, não bastando apenas se atrelar a questões de produção, como por exemplo a qualidade do produto.
Conceito
O Marketing tem variadas definições, vários estudiosos da área tentam defini-la da forma mais específica possível, podemos entender que para nós, usando um termo mais voltado ao nosso português, Marketing em sua tradução poderia ser traduzido como “Mercadologia”.
De acordo com Kotler (1996) Marketing é uma filosofia que vê o consumidor ou cliente como o foco central de todas as atividades de uma organização, pois nenhuma organização pode sobreviver sem os mesmos. E essa filosofia diz respeito a uma preocupação genuína pelo bem-estar do consumidor e o cumprimento adequado de suas necessidades (A satisfação do consumidor). Kotler diz que “ Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que