Marketing como fidelizaçao do cliente
Vantagem Competitiva é a razão pela qual os seus clientes escolhem a oferta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua oferta tem algo, sendo única ou melhor do que a oferta dos concorrentes.
De modo mais técnico pode-se dizer que a Vantagem Competitiva é a ocorrência de níveis de performance econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas.
Algumas das teorias que já foram vinculadas a explicação da Vantagem Competitiva são o posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competência de mercado, as teorias de competência dinâmicas
Com nítida vinculada mais uma destas teorias, tem-se que a Vantagem Competitiva geralmente se origina de uma competência central do negócio.E que para ser realmente efetiva, a vantagem precisa ser: 1. Difícil de imitar; 2. Única; 3. Sustentável. 4. Superior a competição; 5. Aplicada a múltiplas situações Exemplo de características de empresas que poderiam constituem uma vantagem competitiva. * Foco no cliente, valor para o cliente. * Qualidade do produto * Distribuição ampla * Alto valor de marca e reputação positiva da empresa. * Técnicas de produção com baixo custo. * Patentes, direitos autorais e de propriedade industrial. * Proteção do governo (subsídios e monopólios) * Equipe gerencial e de funcionário superior. Há estudiosos que defendem que um mundo competitivo que muda rápido nenhuma, destas vantagens pode ser mantida a longo prazo. Eles alegam que a única vantagem competitiva sustentável é construir uma empresa que esteja tão alerta e ágil que sempre irá encontra uma vantagem, não importa que mudanças ocorram.
O capital de relacionamento de acordo com Kotler (2003) é uma ferramenta de extrema importância, na integração de troca de informações e conhecimentos entre clientes e organização, buscando