Maria Montessori
O trabalho de Montessori progrediu até Mussoline assumir o poder. Ele pensou que o método de Motessori poderia ser usado para adequar as crianças ao fascismo. Porem Montessori não aceitou, pois era totalmente o oposto do que ela pensava, estava longe do seu objetivo, já que o seu objetivo era criar pessoas autônomas, com mentes livres.
Com a oposição de Montessori ao fascismo, ela teve suas verbas contadas e foi obrigada a mudar para Barcelona-Espanha. Onde abriu uma escola, que foi exemplo de sua pedagogia.
Metodos Montessoriano
Montessori acreditava que em cada época da vida da criança predominava uma característica específica, sem deixar de considerar a individualidade de cada um.
Com anos de observações, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidade de aprendizado para cada faixa etária. Essa observação permitir usar materiais adequados para cada fase e a cada criança o seu momento, já que as fazes não tem datas para começar ou terminar.
3 Pilares educacionais de Montessore:
1ª Auto educação: é a capacidade que a criança tem de aprender sozinha. O método montessoriano proporciona o ambiente adequado e os matérias mais interessantes para que as crianças possa desenvolver com seus próprios esforços, no ritmo e seguindo seus interesses. O professor pouco interfere. As crianças usam o material quantas vezes quiserem.
2ª Educação Cósmica: Nesse princípio o educador deve levar o conhecimento a criança de uma forma organizada. Estimulando a sua imaginação, auxiliando a criança a compreender o mundo. Podemos usar esse método com passeios a natureza, ao ar livre.
3ª Educação como ciência: O professor utiliza o método cientifico de observação, hipótese e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia do seu trabalho no dia a dia. O educador apresenta algo, alguma coisa do mundo, material, ensina como utilizar, como explora, se afasta e observa, só observa. O seu papel não