comportamento organizacional
1.1. A realidade Portuguesa Pós-1ª Guerra Mundial
A necessidade de participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial (medo de perder as colónias, necessidade de reforçar a República) foi mal compreendida pelo povo.
Em 1926 instaura-se a ditadura militar. (supostamente para defesa de Portugal de todos os riscos: comunismo, fascismo e Franco era suposto ser provisória)
→ Criação da Policia Politica – Policia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE).
1.2. Grande Depressão de 1929
- Queda da produção industrial americana - Crash da bolsa de Nova Iorque - Altas taxas de desemprego - Quedas drásticas do PIB de vários países - Quedas drásticas na produção industrial - Forte inflação.
→ Apesar de alguma recuperação, a Grande depressão prolongou-se até à 2ª Guerra Mundial.
1.3. O Estado Novo
Em 1933, a ditadura militar dá origem a um novo regime autoritário – O Estado Novo. (já não era provisório – era a solução)
O voto era restrito aos homens alfabetizados e às mulheres com graus universitários.
Os partidos políticos foram proibidos, sendo estabelecida a União Nacional, para apoiar o regime.
→ A nova Constituição incluía, pela 1ª vez, regras importantes sobre a vida económica: - Foi estabelecido o direito do governo regular a actividade económica;
- O corporativismo, baseado em associações patronais e sindicais foi estabelecido como mecanismo representativo do campo económico. - As empresas ficaram sob controlo do estado. - Criação de uma Secretaria de Estado das Corporações
Corporativismo: Nação vista como um conjunto de agrupamentos de homens segundo os seus interesses naturais e as funções sociais e económicas que desempenhavam.
→ O corporativismo era visto como alternativa ao individualismo liberal e à luta de classes marxista.
→ Os trabalhadores deviam organizar-se me Sindicatos Nacionais, segundo as várias profissões, os quais negociavam os