Marcos Historicos
“O dia 24 de novembro como o Dia em Memória ao Futebol Brasileiro, a ser comemorado no dia do nascimento de Charles Miller, que introduziu o esporte sob regras no Brasil, e cuja celebração visa perpetuar o marcos histórico do futebol brasileiro formados:
· Pela antiga Várzea do Carmo, área entre as ruas do Gasômetro e Santa Rosa, local do primeiro jogo sob regras.
· Rua Três Rios, área do Colégio Santa Inês, local do primeiro campo exclusivo para a prática do futebol, (Chácara Dulley)
· Rua Visconde de Ouro Preto, onde se localiza o Clube Atlético São Paulo – SPAC, o primeiro clube de São Paulo, cuja equipe foi à primeira campeã de uma competição oficial no Brasil.
· Área em torno da Praça Roosevelt, local do primeiro estádio de futebol, o antigo Velódromo, entre as ruas Nestor Pestana e Consolação.
· “ Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, que é o primeiro museu público exclusivo em prol da memória do futebol Brasileiro, mediante comunicação ao Poder Executivo, quando couber.”
Durante o evento, foi entregue o troféu “Marcos do Futebol Brasileiro” para pessoas e entidades que se destacam em prol da perpetuação da memória do futebol. Entre os homenageados estavam Osmar Santos, famoso radialista esportivo, Oberdan Cattani, goleiro e gloria do Palmeiras dos anos 40 e 50, Paulo Planet Buarque, SPAC, na pessoa do Sr. Antonio Guedes, Clube Athletico Paulistano, Colégio Santa Inês (antiga Chácara Dulley), Celso Unzelte, Juca Kfouri, John Robert Mills (Historiador do SPAC), José Teixeira, Floriano Pesaro e o Museu do Futebol.” A data exata do surgimento do futebol é algo que ninguém pode afirmar com convicção. A ação de chutar algum objeto sempre esteve presente na história da humanidade, seja uma pedra, uma fruta ou até um crânio.
Jogos que utilizam os pés como instrumentos existem há milhares de anos - há registros que datam de 4.500