Os principais marcos históricos da Psicopedagogia.
Carlos Alberto Maranho Tassetto
Curso de pós-graduação em Psicopedagogia
Linha do tempo: Os principais marcos históricos da Psicopedagogia.
A Psicopedagogia tem seu início na Europa, no século XIX, com envolvimento de filósofos, médicos e educadores. Segundo Andrade, foi em 1920, quando surge o primeiro Centro de Psicopedagogia no mundo, sendo fundamentada no pensamento psicanalítico de Lacan.
Bossa, Marini et al, porém, divergem de Andrade, afirmando que a Psicopedagogia surgiu em 1946 com os primeiros centros em Paris, sob responsabilidade de Juliette Favez-Boutonier e George Mauco, tendo direção médica e pedagógica.
O objetivo dos centros era readaptar a criança na escola e/ou no lar, pois seus comportamentos eram inadequados, o que poderia ou não, levá-las a fracassos escolares.
E.U.A. e outros países europeus iniciam um trabalho inovador com centros para delinquentes infantis no século XX. Em meados de 1930 a França inicia um trabalho específico com crianças que apresentam aprendizagem lenta.
Na década de 50 a Psicopedagogia se configura na América do Sul, sendo a Argentina sua precursora, iniciando cursos de graduação em 1956, sob as responsabilidades de Arminda Aberastury (europeia, professora, pediatra e psicanalista), e Jorge Visca, este considerado o pai da Psicopedagogia.
Na década de 70 em Buenos Aires surgem os Centros de Saúde Mental, onde psicopedagogos elaboravam diagnósticos e iniciavam tratamentos à pacientes com problemas de aprendizagem, mas esses mesmos pacientes apresentavam após algum tempo, distúrbios de personalidade, levando os profissionais que os atendiam a encaminhá-los junto aos profissionais da área da Psicanálise.
A Psicanálise e a Psicologia Genética eram acionadas para compreender as dificuldades de aprendizagem. Com influência da corrente europeia essa conduta que foi adotada na Argentina.
No Brasil:
A Psicopedagogia se instaurou apenas na década de 70, mas as