Marcos históricos do simbolismo
Introdução
Desenvolvimento
Capitulo 1-marcos históricos do simbolismo
Capitulo 2-características e principais autores
Capitulo 3-aplicabilidade
Conclusão Referências bibliográficas
Introdução
Diferentemente do realismo e parnasianismo desenvolvel-se no brasil um outro estilo literario o simbolismo movimento essencialmente poético do fim do século XIX.
Desenvolvimento
Marcos histórico do simbolismo
Capitulo 1
Simbolismo No principio foi chamado de decadentismo pois procurave evidenciar a profunda insatisfaçao popular causada pela agitaçao politica e social do final do seculo XIX .o simbolismo denunciava a decadencia dos valores do periodo .Os escritos do simbolismo eram completamente diferentes das ideias positivas e negativas dos realistas. Totalmente Anti-realista .eles pretendiam criar uma arte diferenciada que expressasse ideias atraves do caracter simbolico das palavras .
Capitulo 2
O simbolismo teve como principais caracteristicas o espirualismo misticismo o subjetivismo musicalidade Transcendentalismo a associaçao de ideias por pura sugestao nesse sentido eles faziam obras focando sonhos fantasias misterios a poesia simbolista e muito semelhante com a musica. Pode-se dizer que o precursor do movimento, na França, foi o poeta francês charles baudelaire com” as flores do mal” . ainda em1857. Ainda com nome de decadentismo .Os escritores mais representativos do brasil foram cruze souza e alphonsus de guimaraens.
Cruz e souza foi jornalista e escreveu varias obras missal(1893), evocaçao(1893) , broqueis(1893) , farois(1900) , ultimos sonetos (1905).
Ja o alphonus de guimaraens formado em direito foi jornalista e poeta suas obras sao:
Septanario das dores de nossa senhora (1889)
Camara ardente (1889)
Dona mistica(1899)
Kyriale(1902)
Capitulo 3
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,