principais marco históricos da psicologia
CURSO DE PSICOLOGIA
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA História da psicologia
PROFª.
Principais marcos históricos
POR
Karina raia
Rio de Janeiro
2013/1º semestre De acordo com a linha do tempo a psicologia se faz muito antigo, pois o homem percebeu que ele era um ser permanente e vem buscando muitas respostas da conduta humana e isso tudo teve seu inicio com os personagens mitológicos, que para evidenciar mais esse trabalho falamos dos gregos e todo esse período.
Era Grega
Os gregos foram o povo mais evoluído no período de 700 a.C até a dominação romana. Eles foram responsáveis pelas primeiras cidades-Estados (polis),levando a conquistar novos territórios ,que geraram riquezas. As riquezas geraram crescimento. Essas expansões chegaram a atingir as áreas de arquitetura, agricultura, filosofia e arte.
Platão e Aristóteles , dedicaram-se a filosofia com o objetivo de entender o homem e a sua interioridade. Preocupando-se em definir a relação do ser humano com o mundo por meio da percepção.
Mas é com Sócrates que as ideias sobre a psicologia ganham certa consistência, ele acreditava que o limite que separa o homem do animal é a razão, ou seja, a razão é a essência humana.
Platão, discípulo de Sócrates, procurou definir um “lugar” para a razão no corpo humano,definiu como sendo a cabeça , onde se encontra a alma humana . A medula seria, portanto, o elemento de ligação da alma com o corpo. Ele postulava que quando alguém morria, o corpo desapareceria mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles, discípulo de Platão, acreditava que a alma e o corpo não podem ser dissociados. Para ele, a alma seria o principio ativo da vida. Tudo aquilo que cresce se reproduz e se alimenta possui a sua alma. Assim como vegetais, animais e o ser humano teriam alma. Os vegetais teriam a alma vegetativa, que se define pela função de alimentação e reprodução. Os animais teriam a alma vegetativa e a alma