Projeto
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
Departamento de Relações Públicas
A Responsabilidade Social como uma das Atribuições de Relações Públicas
Guilherme Lopes Teixeira
Bauru - 2014
Introdução
Com a mudança na relação entre as organizações e seus públicos, cria-se a necessidade de pensar em uma forma de visão que englobe a sociedade e não vise somente obter lucros. Essa sociedade passa a buscar ética nos negócios e a combater as práticas corruptas das empresas. Portanto, torna-se necessário uma preocupação com a imagem e com a responsabilidade social das organizações, sendo indispensável uma administração estratégica na construção desses relacionamentos. Neste cenário, torna-se necessária a atuação do profissional de Relações Públicas.
Este artigo tem como tema de estudo o papel das Relações Públicas para a Responsabilidade Social das empresas atuais e visa explorar as diferentes vertentes que este profissional pode exercer para que esse processo seja realizado da melhor maneira possível. Pretende-se: analisar a formação do relações públicas; relatar o que é Responsabilidade Social; diagnosticar a sua importância para o mercado atual; detectar a necessidade das organizações; demonstrar a relação entre Responsabilidade Social e a Comunicação.
O primeiro capítulo comenta o conceito, aspectos históricos das relações públicas e, as atribuições do profissional. O segundo traz a história da responsabilidade social, seus conceitos e sua importância.
O terceiro capítulo revela, no âmbito da responsabilidade social das empresas, sua relação com a comunicação e o trabalho exercido pelo profissional de relações públicas para otimizar os resultados.
Ao fim encontram-se as considerações finais.
Capítulo 1 - Relações Públicas
1.1 Conceito
O trabalho de um Relações Públicas é definido de formas diferentes por diversos autores, porém, sucintamente, pode ser definido como uma função administrativa da