Marcas e Patentes
O registro de marcas e patentes é formas de proteger o patrimônio da empresa, que pode ser copiado e roubado.
A marca identifica a empresa e distingue um produto ou serviço de outros iguais ou semelhantes. Também agrega valor aos produtos ou serviços por elas identificados e ajuda a fidelizar o consumidor.
Já com a patente, a empresa fica protegida contra a cópia do produto ou serviço que inventou ou melhorou significativamente. Os concorrentes ficam impedidos de vender o produto ou usar um processo no qual nada investiram para desenvolver.
Saiba quando e como patentear produtos e serviços e registrar o domínio e a marca da empresa:
Razões para registrar uma Marca
O registro da marca protege os interesses da empresa
A marca registrada de um produto ou serviço é um dos maiores patrimônios que uma empresa possui. Pode gerar direitos ao titular e lucros por meio de sua exploração, tornando-se um referencial de qualidade. Sua propriedade e o seu uso exclusivo só são adquiridos pelo registro, que é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Como registrar uma marca
Conheça o processo, a documentação, a classificação e as considerações para registrar uma marca.
Ao registrar uma marca, o empresário deve seguir alguns passos para não correr o risco de ter o pedido indeferido por questões burocráticas. O pedido pode ser feito por pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva. A validade do registro de marcas é de dez anos, podendo ser prorrogada por períodos iguais e sucessivos.
Como construir uma marca de sucesso
Formada pela logomarca e pelo slogan, a marca deve traduzir a imagem que a empresa pretende passar ao mercado
A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos. Uma estratégia de marketing pode ficar totalmente comprometida, se a empresa não tiver checado se já existe outra com o mesmo nome, logomarca ou slogan.
A