Classificação de Neurônios
Os neurônios diferem-se no tamanho do corpo celular; comprimento, tamanho e número de dendritos; comprimento e tamanho do axônio; e número de terminais dos axônios. Estas diferenças são responsáveis pelas reações diferentes dos neurônios aos estímulos e, portanto, pelas suas variadas funções.
Tipos de neurônios
Os neurônios podem ser classificados de acordo com a sua forma e estrutura, e de acordo com sua função, isto é, o papel que eles desempenham no S. N.
Classificação de acordo com a estrutura
Estruturalmente, os neurônios podem ser classificados em três (3) tipos, levando-se em conta o número de processos que se estendem do corpo celular:
1- Neurônio unipolar (pseudo-unipolar) – formado durante o desenvolvimento embrionário. Quando dois (2) prolongamentos de certo tipo de neurônios bipolares se unem de tal maneira que um só prolongamento se origina do corpo celular. Além do ponto de fusão, os dois processos permanecem separados.
2- Neurônio bipolar – apresenta dois prolongamentos, cada qual partindo de uma extremidade do corpo celular. Existem poucos exemplos desse tipo de neurônio no corpo.
3- Neurônio multipolar – é o tipo mais comum de neurônio; apresenta um prolongamento longo que se origina do corpo celular e funciona como um axônio; os numerosos outros que se originam do corpo celular funcionam como dendritos.
Classificação de acordo com a função
Funcionalmente também existem três (3) tipos de neurônios:
1- Neurônios sensitivos ou aferentes: que levam os impulsos da pele ou outros órgãos sensoriais para a medula e o encéfalo (de um centro inferior para um superior do SNC)
2- Neurônios motores ou eferentes – que levam impulsos do encéfalo e medula espinhal para os músculos e as glândulas (efetividade) [de um centro superior para um centro inferior do SNC]
3- Interneurônios ou neurônios internunciais (de associação) – que, quando presentes, transmitem impulsos de um neurônio a outro.
Os neurônios internunciais, que