Marcas e Patentes
Origem:
A idéia de se constituir uma empresa prestadora de serviços na área de propriedade industrial, surgiu da necessidade do mantenimento de alguns inventores e empresários que se utilizavam dos serviços, até então prestados pelo TECPAR - Instituto de Tecnologia do Paraná. Um dos atuais sócios da empresa era o responsável dentro do TECPAR, por um programa de apoio e incentivo ao inventor, o NIT/FINEP - Núcleo de Inovação Tecnológica. Com a extinção deste programa, estes inventores ficaram desprovidos de assessoria, e o único meio legal para que se desse continuidade aos trabalhos iniciados, foi a constituição de uma empresa de iniciativa privada, totalmente desvinculada do Instituto. Sendo assim, os próprios inventores foram os idealizadores da empresa, que logo após sua constituição, recebeu o técnico de propriedade industrial, agora sócio, em período integral devido seu ao pedido de demissão do referido Instituto.
Marcas:
Marcas são sinais distintivos que apresentam como principal função a identificação. Desta aplicação decorre toda uma série de outras funções como se pode verificar a seguir.
Para o consumidor as marcas funcionam como abreviadores do processo de escolha, pois podem estar associadas a alguma experiência anterior, seja uma degustação ou um reclame. A marca, desta maneira, traz consigo um conglomerado de qualidades, algumas apenas em nível subconsciente, do produto ou serviço distinguido. Valores agregados, que estimulam a escolha e a aquisição pelo consumidor.
Para as empresas e instituições, as marcas são elementos de fidelização da clientela, já que ajudam na diferenciação de concorrentes. Além disso, as marcas podem ser geradoras de receita, quando são objeto de franquia ou de licenciamento. Cada centavo investido por empresas e instituições na construção de suas imagens é, inevitavelmente, depositado em sua marca, daí seu enorme valor.
A Lei da Propriedade Industrial cuida das marcas e determina, entre outras coisas,