psicologia II
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA Disciplina: PSICOLOGIA
*Quais são as principais características da periodização do desenvolvimento infantil para a Perspectiva Histórico-Cultural ?
Vygotski (1995) refuta a compreensão do desenvolvimento infantil como um processo estereotipado de crescimento e maturação de potências internas previamente dadas, perspectiva conhecida como pré-formismo.
Tal concepção remete à analogia entre o desenvolvimento infantil e os processos de crescimento das plantas, reduzindo o complexo processo de desenvolvimento psíquico a determinações quase exclusivamente biológicas. Ao contrário, Vygotski (1995) explicita a subordinação dos processos biológicos ao desenvolvimento cultural, demonstrando que “(...) a cultura origina formas especiais de conduta, modifica a atividade das funções psíquicas, edifica novos níveis no sistema do comportamento humano em desenvolvimento”.
Os estágios do desenvolvimento descritos pelos autores, como vimos, possuem certa seqüência no tempo, mas não são imutáveis, na medida em que as condições histórico-sociais exercem influência tanto sobre o conteúdo concreto de um determinado estágio do desenvolvimento quanto sobre o curso do processo como um todo. Como deixou claro Leontiev (2001), os períodos descritos referem-se às condições histórico-sociais da União Soviética do início do século XX, sendo incoerente com os próprios pressupostos da obra dos autores transferi-los de modo linear e imediato para nossa realidade
*Como a atividade pedagógica pode favorecer o desenvolvimento das funções psicológicas superiores?
Para Vygotski (2001b, v. 3), os conceitos de função adquirida, e de sistema de hábitos elaborados e apropriados pelos indivíduos, utilizados na investigação das características psíquicas humanas superiores, diferenciam se fundamentalmente do conceito de soma aritmética e de cadeia mecânica das reações. O fato de