TRABALHO PSICOLOGIA II
Centro de Educação à Distância – CEAD
Professor/Tutor Presencial: Deise Puntel
Trabalho de Psicologia Social II
Acadêmicos
Cléris Cambruzzi - RA 430468
Cleci Gonçalves- RA 446454
Dair Percio dos Santos – RA 7986719875
Fatima Aparecida Laiser – RA7986702203
Flaviana Rodriges Freitas – RA
Leoni da Rocha de Lima – RA 1299335896
Profª. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Taquara,15 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz uma análise sobre o filme Tropa de Elite (Diretor José Padilha), sendo observado: o comportamento cultural, os mecanismos sociais que influenciam a vida psíquica e social dos indivíduos na sociedade, como se dá a formação de grupos e suas características, assuntos de ordem sociais como a corrupção e a miséria, conflitos e soluções, o poder exercido pelo BOPE diante de tais questões acima citado e ações propostas para a resolução desses conflitos.
Começamos por analisar a cultura presente no filme Tropa de Elite e para isso precisamos entender a etimologia do termo.
Cultura: é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. É definida como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração onde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos através da vida em sociedade.
De acordo com Galef, o significado implícito em cultura remete a comportamentos e conhecimentos cumulativos, socialmente transmitidos e que se baseiam no aprendizado e imitação. O conceito de cultura dedicada ao estudo do comportamento animal “são padrões comportamentais estáveis, transmitidos no interior do grupo, que não surgiram por influência humana e não são determinados por fatores ambientais ou genéticos.”
O filme “Tropa de Elite”, além de