Marcas e Patentes
marcas e patentes
Tubarão
2013
talita de souza pereira
marcas e patentes
Trabalho de Informática e a Profissão apresentado ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Tubarão
2013
sumário
1 introdução 4
2 Marcas e patentes 5
3 vantagens para registrar uma marca 6
4 Como registrar uma marca 7
5 patente 9
6 conclusão 10 REFERÊNCIAS 11
1 introdução
A marca é a identificação que o cliente faz de um produto. Uma marca deve ser simples, lembrar a finalidade do produto, ser fácil de memorizar e de falar.
Não basta o produto ter um nome. É preciso que tenha um nome com significado. A marca tem que estar associada a algo de positivo.
Para proteção da marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Sebrae tem serviço de auxílio no registro de marcas e patentes.
Patente é um documento formal pelo qual se conferem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção. Com a expedição da carta-patente, fica garantida ao titular a exclusividade de exploração do objeto da invenção por um determinado período. No Brasil, a patente é concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
2 Marcas e patentes
Marca, de acordo com a lei, é todo sinal distintivo, visualmente compreensível, que identifica e marca produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços.
"A Marca é, hoje, o único valor