Maratona aquatica
O que são maratonas aquáticas? Ou águas abertas? No Brasil estamos apenas engatinhando neste esporte, que é muito conhecido na Europa e América do norte.
Maratonas aquáticas são simplesmente provas de natação fora da piscina, ou seja, em represas, rio, mar, lago etc. Na verdade, a natação surgiu após as maratonas: as primeiras competições foram realizadas no mar, uma travessia de uma baia a outra.
Em 1896, na primeira olimpíada dos tempos modernos, as provas de natação foram realizadas no mar, e só com o passar dos anos foram criadas as piscinas, com as quais se podiam padronizar as distâncias e assim estabelecer marcas e recordes.com atletas querendo superar limites, desafiar a natureza, etc.
Na pré-história, muitas vezes era nadando que o homem fugia de um predador ou conseguia alguma comida. Séculos depois, os seres humanos se consolidaram como os senhores da terra, mas nem por isso deixaram de dar suas braçadas. Hoje, a natação é um dos principais esportes olímpicos e a maratona aquática começa a despontar no cenário internacional. Reconhecido em 1991 pela federação internacional de natação (fina), o esporte inserido olímpica pela primeira vez nas olimpíadas de Pequim. No Pan-Americano que antecedeu estas olimpíadas, estreou e já rendeu medalhas para o Brasil.
No Pan-Americano do Rio de Janeiro, os representantes Brasileiros na maratona aquática cumpriram bem o seu papel. No masculino, Allan do Carmo levou o bronze e, no feminino, Poliana okimoto ficou com a prata. André cunha, de são Carlos, chegou a participar da seletiva para competição, mas acabou não se classificou. “Foi uma disputa muito acirrada. A prova foi disputada até o fim.”
Para o veterano Igor de Souza, o desempenho brasileiro foi muito bom. Ele aponta Poliana como uma das favoritas ao ouro em Pequim e faz uma aposta em Allan: “Estados Unidos e Canadá vieram com sua força Máxima”. No feminino poderíamos ter sido ouro, perdemos na batidas de mão. O garoto Allan do Carmo tem um