Natação em aguas abertas
1. Definição
Define-se por natação de águas abertas o treino ou a prova de natação realizada em alto mar ou em águas livres. Fora das limitações de uma piscina. É a natação de grandes distâncias, realizada em lagos, rios ou mar aberto. Em países com extenso litoral como o Brasil ocorre principalmente no mar, tomando a forma de travessias ou provas no mar. Devido as grandes distâncias percorridas, é por vezes designada por maratona aquática.
1. Definições
1.1. Maratonas Aquáticas devem ser definidas como qualquer competição que ocorra em rios, lagos ou oceanos.
1.1.1. Maratonas de Longa Distância devem ser definidas como qualquer prova em competições de maratonas aquáticas de até 10 quilômetros.
1.1.2. Maratonas Aquáticas devem ser definidas como qualquer prova em competições de maratonas aquáticas com mais de 10 Km.
(Definições oficiais nas Regras da FINA – Federação Internacional de Natação. Extraído do site: http://www.clubeaguasabertas.com.br/index.php/o-que-e/)
As águas abertas englobam também a categoria master, criada inicialmente para os atletas de alta competição que tinham interesse em continuar a prática competitiva.
2. Histórico
A natação em águas abertas remete às origens do esporte, quando ainda não havia piscinas (que, à época, eram pontas de rios ou a beira de atracadouros e portos, depois surgindo os cochos nas margens dos rios, sempre com água corrente natural). Essa só era praticada em locais de águas abertas: rios, lagoas, enseadas, baias e mesmo em mar aberto. Em finais do século XIX e no primeiro quartel do século XX as competições em águas abertas tiveram uma grande aceitação. Até porque, à época, devido à existência de poucas piscinas, as competições de natação desenrolavam-se utilizando os meios aquáticos naturais.
No decorrer dos anos várias travessias foram realizadas ao redor do mundo. Onde os desportistas da natação procuravam vencer desafios difíceis e, por vezes, extravagantes decorrentes da