Governo lula na economia brasileira
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GOVERNO LULA NA ECONOMIA BRASILEIRA
Gabriel Scarello de Azeredo
Fernando C. Machado
Peter Antonio
Jonatan Cassuli
Lajeado, Novembro de 2012.
Gabriel Scarello de Azeredo
Fernando C. Machado
Peter Antonio
Jonatan Cassuli
GOVERNO LULA NA ECONOMIA BRASILEIRA
Artigo apresentado para avaliação na disciplina de Fundamento de Economia, do curso de administração, do Centro Universitário Univates, ministrada pela Professora Fernanda Cristina Wiebusch.
Palavras-Chave: Governo Lula, Macroeconomia, Governo FHC, crescimento econômico, ruptura.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo mostrar a economia durante o governo Lula, suas mudanças, seus planos e os resultados advindos do seu governo. Mostrará que tanto Lula, quanto o seu partido tiveram que mudar os seus princípios para adequarem-se as aos problemas econômicos que estavam recorrentes no Brasil. Após eleito, Lula pegou como base as ideologias de FHC para ter uma economia mais sólida e mais fortificada para a sua mudança, e não impactar tão rapidamente a economia do país.
O artigo compara o governo anterior de FHC ao de Lula, como as suas taxas de juros, taxas de desemprego, metas de inflação, superávits, PIB, dívida externa e interna, crescimento econômico e taxa de crescimento, mantendo como principal objetivo da política macroeconômica, a manutenção da estabilidade monetária do país.
ROMPENDO COM A RUPTURA- GOVERNO LULA
Com o decorrer dos anos, o partido de Lula passou por um processo de moderação e adequação, pois o partido se aproximava cada vez mais do centro político do Brasil, e começava a abandonar algumas de suas crenças em relação ao que deveria ser feito no país. O seu partido começou a preocupar-se mais com a economia do país, que naquela época de eleições não ia bem, tendo como um assunto de suma importância, a dívida externa brasileira com o FMI, que deixava o Brasil preso em suas dívidas. O