maquinas e equipamentos
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Docente: Prof. Autimio
Salvador
2013
Bento Conceição Neto
Bruno Silva
Eduardo Alan
Mario Henrique Botelho
Thales Fontenelle
IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Docente: Prof. Autimio
Salvador
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. Definição e importância 5
2. Envelopando o edifício 5
3. O sistema de impermeabilização 6
4. Materiais impermeabilizantes 7
5. Proteção da Impermeabilização 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A água é a grande responsável por 85% dos problemas das edificações, segundo levantamentos realizados junto a setores ligados à construção civil. Apesar de sua importância vital, ela é o agente canalizador ou provocador da corrosão, causando deterioração e envelhecimento da obra. Em cada um dos estados físicos da água (gasoso/líquido/sólido) ela tem um grau de agressividade.
Frente a esses problemas, é fundamental se ter uma visão geral sobre Impermeabilização na construção civil, será o envelope do edifício. A impermeabilização é a atividade da engenharia que visa à proteção das obras e edificações e, ainda, visa manter a água onde se deseja, a fim de evitar as agressões e a deterioração.
A impermeabilização tem um papel fundamental numa obra de Engenharia, sendo importante para evitar danos aos materiais de construção. As primeiras impermeabilizações brasileiras utilizavam óleo de baleia na mistura das argamassas para o assentamento de tijolos e revestimentos das paredes das obras que necessitavam desta proteção. As obras do Metrô da cidade de São Paulo, que se iniciaram em 1968 impulsionaram a utilização dessa técnica no Brasil.
Serão aqui discutidos os aspectos gerais da Impermeabilização e sua importância na Construção Civil.
1. Definição e importância
De acordo com Lonzetti (2010), a