resumo
* Aula: 04
Tema: A maneira como o Brasil foi inserido no mundo capitalista.
A partir do século XV a sociedade brasileira se constituiu a partir do processo de expansão do capitalismo europeu. No início deste processo , todo comércio era centralizado na metrópole. Até o século XIX, matinha-se relação de escravidão com os empregados, somente com a chegada da abolição foi aderido o trabalho livre, que foi uma das razões da industrialização do Brasil.
O processo de industrialização do Brasil teve ligação direta com o desenvolvimento da economia cafeeira no Estado de São Paulo. A partir do ciclo do café , outras atividades foram desenvolvidas , como por exemplo o transporte ferroviário, bancos, indústrias de alimentos , têxteis, etc.
De acordo com a organização econômica do café , surgiu entre os fazendeiros a " consciência burguesa". O capital adquirido através do café era investido em outra atividade que tivesse obtenção de lucros.
Após esses acontecimentos, houve no Brasim, a instalação de filiais de grandes empresas norte-americanas, (Ford, Firestone,Armour,etc). No início dos anos 30, a economia deixa de lado a exportação , e prioriza na interiorização e na industrialização. Porém , com a chegada de um grande número de empresas estrangeiras , a economia prioriza novamente o mercado externo.
* Aula: 05
Tema: Fenômeno da globalização.
Globalização é um processo de mundialização do capitalismo que envolve uma grande diversidade de aspectos de natureza cultural,social,econômica e política.
O capitalismo passou por um processo , no final do século XX , que levou á uma maior abertura das economias nacionais , que resultou em mudanças em geral.
A globalização reoresenta uma nova fase de expansão do capitalismo , como , modo de produzir e como processo civilizatório. Esta , que é marcada pela transição de um modelo de organização fordista, para um modelo toyotista, que denomina passagem para um regime de acumulação flexível.