máquinas e equipamentos
Turma 19
Alunos:
EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS NA CONSTRUÇÃO
INTRODUÇÃO
A arquitetura e a engenharia, atualmente, são altamente dependentes do uso de máquinas. Muitas das grandes obras que conhecemos hoje, só foram possíveis de serem realizadas graças aos avanços no campo do maquinário. O homem, na pré-história, fez usos de máquinas simples, como rolar uma pedra aplicando uma força de alavanca. Hoje, rolamos cidades inteiras através das forças dos guindastes e gruas modernos que, se analisarmos mais cuidadosamente, funcionam com base nos princípios das máquinas simples.
Este trabalho foi realizado com a intenção de coletar dados acerca de algumas das máquinas mais comuns encontrados em um canteiro de obras. É evidente que a quantidade de equipamentos existentes atualmente é enorme. Nosso objetivo não é fazer um catálogo de todas as máquinas, mas sim, fornecer informações que possam esclarecer quaisquer dúvidas relativas aos usos e funcionamentos de algumas delas, além de expor ao arquiteto as possibilidades, e limitações, impostas por elas na execução do projeto arquitetônico.
Máquinas de Corte
Furadeiras
São máquinas que tem como função principal a execução de furos. Outras operações, tais como alargamento e rebaixamento, também podem ser realizadas. As furadeiras possuem um sistema de alavanca ou um motor que aplica uma rotação a uma ou mais brocas que são responsáveis pela remoção do material.
Furadeiras manuais: São furadeiras portáteis que se prestam aos mais diversos usos na indústria e no lar. São máquinas versáteis e leves. Atualmente, possuem velocidades variáveis eletronicamente. Servem como furadeiras, emeratrizes, marteletes, aparafusadeiras, entre outros usos.
Furadeiras horizontais: O próprio nome já diz: são máquinas montadas horizontalmente paralelas ao solo, fazendo furos longitudinais paralelos ao solo também. Em geral, são equipamentos de