Bulimia
Definição
O termo bulimia nervosa foi dado por Russell (1979) e vem da união dos termos gregos boul (boi) ou bou (grande quantidade) com lemos (fome), ou seja, uma fome muito intensa ou suficiente para devorar um boi.
Ao falar de bulimia, nos referimos a uma forma particular de ingestão excessiva, que é acompanhada do traço essencial da anorexia nervosa, ou seja, o medo de engordar.
A bulimia nervosa foi definida como uma síndrome com traços próprios. Caracteriza-se por alternar períodos de restrição alimentar, com episódios de ingestões copiosas, seguido de vômitos auto-induzidos e pelo uso de laxantes e/ou diuréticos.
Grande número de pacientes bulímicos começaram sua doença seguindo inadequadamente uma dieta para baixar de peso. É indiscutível a pressão social dos últimos anos em exaltar a aparência magra. Isto pode construir um fator desencadeante e de perpetuação das condutas bulímicas.
Ao se falar de transtornos alimentares, já ninguém sustenta teorias exclusivamente psicológicas, pois isso seria negar as múltiplas provas de transtorno psicológicos secundários à desnutrição ou à restrição alimentar. Uma concepção exclusivamente biológica, atribuindo o quadro apenas às alterações físicas, deixaria de lado toda possibilidade de esforço por parte do paciente, para obter mudanças possíveis.
A Imagem Corporal
A imagem corporal é a representação que um indivíduo faz de seu corpo em suamente, o modo como sente o corpo, incluindo as sensações táteis, térmicas e de dor. Há sensações musculares, sensações viscerais e a percepção deuma unidade do corpo, ou seja, a percepção de um esquema do corpo, do esquemacorporal ou ainda, do modelo postural do corpo.
Na atualidade, tendo por parâmetro a sociedade ocidental, vive-se num momento histórico cultural que enfatiza a propagação de ideais de juventude e beleza aliado àobtenção de um corpo perfeito, que neste momento segue um padrão estético deextrema magreza.
Essa