Maquiavel
Como vimos o ponto de partida para Maquiavel é a divisão social entre os grandes e o povo,necessidades de organização regulamentação das leis e a administração dos bens, preservação de mandos através de alianças, negociações e acordos políticos interno e externo, corrupção, nepotismo efavorecimento.
32- Qual é, para Maquieval, a finalidade da política? Explique.
Maquiavel, a política era uma única coisa, conquistar e manter o poder ou autoridade, mesmo que tenha que ser frio, calculista, pois o político bem sucedido sabe o que fazer e dizer em cada situação.
33- Qual é, para Maquieval, a lógica da política?
A lógica da política nada tem a ver com as virtudes éticas dos indivíduos em sua vida privada. Maquiavel inaugura a idéia de valores políticos medidos pela eficácia prática e pela utilidade social afastados dos padrões que regulam a moralidade privada dos indivíduos.
34- O que pensava Maquieval a respeito da idéia do Bom Governo encarnada no príncepe virtuoso? Explique.
Maquiavel não acreditava que bondade ajudasse um bom reino, que um bom reino precisava de ser governado por um governante de ferro, alguém que soubesse ser mão de ferro, que um reino com um governante assim poderia dar clemencia quando precisasse e o povo o respeitaria e o amaria. Já um governante bondoso o povo não iria o respeitar, iria ser "apenas festa" e quando ele tentasse se sobrepor ninguém acreditaria nele. Tem que ter virtude, e a virtude anda com a fortuna, para um governo rico um governante que fosse capaz de ser mal. Curiosidades, a igreja católica proibiu o livro de Maquiavel ''O Príncipe" por ir contra os princípios da igreja, não por ele ser imoral. O termo "maquiavélico" vem do nome de Maquiavel.
35- O que pensa Maquieval da legitimidade e da ilegitimidade de quem detém o poder?
O exercício do poder pode ser legal e/ou legítimo. Maquiavel não aceita a forma clássica de analisar o poder legítimo ou