Maquiavel
Sua família não era rica e nem aristocrática. Aos 12 anos, já escrevia no melhor estilo, e em latim. Somente em 1498, com 29 anos exerceu seu primeiro cargo na vida publica. Foi nesse ano que Nicolau passou a ocupar a segunda chancelaria.
Casou-se em 1502 com Marietta Corsini, de quem teve quatro filhos e duas filhas.
Com a queda de soverine, em 1512, a dinastia Médice volta ao poder, desesperado Maquiavel, que é envolvido em uma conspiração, torturado e deportado. É permitido que se mude para São Cassiano, cidade pequena próxima de Florença, onde escreve sobre “A primeira década de Tito Lívio”, mas interrompe esse trabalho para escrever sua obra prima: “O Príncipe” (1513), segundo alguns, destinado a que se reabilitasse com os aristocratas, já que a obra era nada mais que um manual de política.
Tornou-se famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento.
Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade, porém, seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos realistas que verdadeiramente entendiam o mundo político e que leve a coragem de descrevê-lo como realmente é.
Algumas frases de Maquiavel
“Quero ir para o inferno, não para o céu. No inferno, gozarei da companhia de papas, reis e príncipes. No céu, só terei por companhia mendigos, monges, eremitas e apóstolos. ”
“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã. ”
“Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!”
“ Mate se preciso for, mas alcance seu objetivo.”
“A prudência persiste em saber reconhecer a natureza dos inconvenientes, aceitando como bom o menos mal.”
“Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos.”
“As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim