DONALD WOODS WINNICOTT
CURSO DE PSICOLOGIA
DONALD WOODS WINNICOTT
Trabalho apresentado à Disciplina de Desenvolvimento Humano I, como um dos requisitos para avaliação parcial do Curso de Psicologia de Sinop.
Professor Jaquelini Fiuza
SINOP-MT
2010
SUMÁRIO
A VIDA DE DONALD WOODS WINNICOTT
Donald Woods Winnicott nasceu em Plymouth, um porto do sudoeste da Grã Bretanha. Passou a infância numa vasta mansão, adornada por um grande jardim. Seus pais eram protestantes, ele tinha duas irmãs mais velhas, ele era o único menino da família. O pai ficava muito ocupado com suas atividades profissionais e políticas. Winnicott assim se exprimiu sobre sua pouca disponibilidade. Durante meus primeiros anos, meu pai deixava-me com grande freqüência sob a guarda de minhas numerosas mães, e as coisas nunca se endireitaram completamente. Seus pais eram grandes amantes da arte e todos os membros da família eram aficcionados da música.
Segundo suas palavras, Winnicott foi mandado para um internato em Cambridge pelo pai, que o ouvira falar um palavrão. Foi lá que iniciou seus estudos de medicina. Dizem que foi depois de uma fratura, aos 16 anos de idade, que Winnicott escolheu a carreira, na esperança de nunca depender de nenhum médico em caso de doença. No começo da guerra de 1914 ele tinha 18 anos e foi auxiliar de enfermagem em Cambridge, depois se alistou na marinha. Passada a guerra, continuou seus estudos em Londres e se diplomou em medicina em 1920.
Foi ao ler um livro de Freud que ele teve a intuição de que a psicanálise era o caminho que estava procurando. Em 1923, aos 27 anos Winnicott iniciou um tratamento analítico com James Strachey, que durariam 10 anos.
Nesse mesmo ano começou a trabalhar num hospital para crianças (Paddington Green Children’s Hospital), onde exercia a função de pediatra por um período de 40 anos, que pouco a pouco se transformaria em um consultório de Pedopsiquiatria.