Maquiavel
AS LINGUAGENS
C
C++
PASCAL
Aluno: Fabrício Virginio Rodrigues Barbosa
Eng. Civil B Segundo Período
Betim
A Linguagem de programação C
A programação a linguagem C permanece firme e forte. Não é necessariamente uma linguagem orientada a objeto, mas você pode pode fazer uma programação orientada a objeto se assim o desejar. Não é uma linguagem funcional, mas você pode programar funcionalmente se quiser. Como dá para perceber, a C não impõe qualquer ponto de vista. Além disto, possui todas as características de uma linguagem de programação de uso geral, como recursividade, procedimentos como tipos de dados de primeira classe e muito mais.
Muitos acham que a C não tem a simplicidade da Java ou a sofisticação da C++. É verdade. C é uma linguagem simples, sem muitas frescuras. Mas é justamente esta simplicidade que faz com que se possa controlar o que os programas realizam sem ter que se preocupar com qualquer característica escondida. O compilador não fará nada a mais do que aquilo que tenha determinado. A linguagem permanece transparente, mesmo quando se implementa características mais sofisticadas, algo do tipo da "garbage collection" típica da Java.
As linguagens surgem e desaparecem, mas a C permanece. Foi o coração do desenvolvimento do sistema operacional UNIX nos anos 70, foi o centro da revolução dos microcomputadores nos anos 80 e, quando surgiram a C++, Delphi, Java e muitas outras, a linguagem C continuou fiel à sua própria natureza.
A organização de programas C
Um programa C é composto por funções, isto é, porções menores de código que realizam determinadas tarefas, e por dados, ou seja, variáveis ou tabelas que são inicializadas antes do início do programa. Existe uma função especial denominada main, onde a execução do programa se inicia. As funções são organizadas em módulos agrupados nos arquivos fonte. Em C, a