Maquiavel T Picos De Sua Filosofia
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROF. MARDÔNIO PEREIRA
CURSO: DIREITO
O PENSAMENTO DE MAQUIAVEL
Italiano. Filósofo, historiador, político e filósofo político.Nicolau Maquiavel nasceu em 3/5/1469, Florença.Faleceu em 22/6/1527, Florença. É o fundador do pensamento político moderno, cujos escritos sobre habilidade política, amorais, porém influentes, tornaram seu nome um sinônimo de astúcia.
"Todos vêem o que pareces, poucos sentem o que és."
(Maquiavel)
Antes de "O Príncipe"
Embora diferentes e, muitas vezes, contrárias, as obras políticas medievais e renascentistas operam num mundo cristão. Isso significa que, para todas elas, a relação entre política e religião é um dado de que não podem escapar. É verdade que as teorias medievais são teocráticas, enquanto as renascentistas procuram evitar a idéia de que o poder seria uma graça ou um favor divino; no entanto, embora recusem a teocracia, não podem recusar outra idéia qual seja a de que o poder político só é legítimo se for justo e só será justo se estiver de acordo com a vontade de Deus e a Providência divina. Assim, elementos de teologia continuam presentes nas formulações teóricas da política.
Maquiavélico, maquiavelismo
Estamos acostumados a ouvir as expressões: maquiavélico e maquiavelismo.. São usadas quando alguém deseja referir-se tanto à política como aos políticos, e a certas atitudes das pessoas, mesmo quando não ligadas diretamente a uma ação política (fala-se, por exemplo, num comerciante maquiavélico, numa professora maquiavélica, no maquiavelismo de certos jornais, etc...).Quando ouvimos ou empregamos essas expressões? Sempre que pretendemos julgar a ação ou a conduta de alguém desleal, hipócrita, fingidor, poderosamente malévolo, que brinca com sentimentos e desejos dos outros, mente-lhes, faz a eles promessas que sabe que não cumprirá, usa a boa-fé alheia em seu próprio proveito.Falamos num "poder maquiavélico" para nos referirmos a um poder que age secretamente nos bastidores,