A Guerra Das Rosas
Surge um enfraquecimento da nobreza, pois durante trinta anos o poder alterna-se entre os Lancaster e os York. A guerra se inicia quando o duque de York, Ricardo, aprisiona Henrique VI, membro dos Lancaster e rei da Inglaterra.
Na batalha de Wakefiel, em 1460, os York foram derrotados. Entretanto, um ano depois, na batalha de Towton, Eduardo IV, membro dos York, captura o poder dos Lancaster, mas é traído pela nobreza e obrigado a devolvê-lo a Henrique VI.
Na Batalha de Barnet, em 1471,o rei da Inglaterra e os membros da casa real dos Lancaster foram mortos. Após dois anos, Eduardo IV, dos York, vem a falecer, e Ricardo III se apodera do poder, ordenando o assassinato imediato dos sobrinhos de Eduardo, que ocupavam os primeiros lugares na linha de sucessão do trono. A batalha tem seu fim em 1485, quando Henrique Tudor, dos Lancaster, vence Ricardo III na Batalha de Bosworth.
Henrique Tudor era membro da família Lancaster por parte de mãe e genro de Eduardo IV, dos York. Portanto, o novo rei unifica as duas famílias da nobreza, esvazia o parlamento e se torna rei da Inglaterra, sob o nome de Henrique VII, inicia a Dinastia Tudor em 1485 que perdura até 1603 e implanta o absolutismo na Inglaterra.
http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrarosas/