mapa conceitual
Nas matemáticas o volume é uma medida que se define como os demais conceitos métricos a partir duma distância ou tensor métrico.
Na física, o volume é uma magnitude física extensiva associada à propriedade dos corpos físicos de ser extensos, sendo possível mediante o princípio de exclusão de Pauli.
A unidade de medida de volume no Sistema Internacional de Unidades é o metro cúbico, embora temporalmente também se aceita o litro, que se utiliza com frequência na vida prática.
Se classificam 3 categorias:
Unidades de volume sólido. Estas unidades medem o volume de um corpo utilizando unidades de longitude ou comprimento elevadas à terceira potência. É chamado "volume sólido" porque na geometria se usa para medir o espaço que ocupam os corpos tridimensionais, e se sobreintende que o interior desses corpos não é oco, senão que é sólido.
Unidades de volume líquido (também chamadas unidades de capacidade). Estas unidades foram criadas para medir o volume que ocupam os líquidos dentro dum recipiente.
Unidades de volume de áridos. Estas unidades foram criadas para medir o volume que ocupam as colheitas (legumes, tubérculos, forragens e frutas) armazenadas em celeiros e silos. Estas unidades foram criadas porque há muitos anos não existia um método adequado para pesar todas as colheitas num tempo breve, e era mais prático pra fazê-lo usando volumes áridos. Atualmente, estas unidades são pouco utilizadas porque já existe tecnologia para pesar a colheita em tempo breve.
Unidades de volume sólido[editar código-fonte]
Sistema Internacional de unidades[editar código-fonte]
Metro cúbico: Unidade do SI. Deve-se considerar com os seguintes múltiplos e submúltiplos:
Múltiplos
Quilômetro cúbico
Hectômetro cúbico
Decâmetro cúbico
Submúltiplos
Decímetro cúbico
Centímetro cúbico
Milímetro cúbico