Mapa conceitual
Curdo: Educação Física – Licenciatura.
Disciplina: Didática Geral.
Nome:
Pref°: Erika.
ESCOLA, PALAVRA E PODER: OS CASTIGOS E A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA.
Na época do império as práticas pedagógicas incluíam castigos físicos e até morais. Os alunos eram castigados publicamente por seus professores que os expunham ao ridículo constantemente.
O Professor era visto como alguém superior, como o "dono de toda a razão".Os pais acreditavam que educar a base de palmatória era correto,que só dessa maneira seus filhos poderiam ser educados.No texto de( Aluisio de Azevedo) temos um trecho que mostra com muita clareza a ignorância dos pais em relação a como se educar uma criança:"Elogiavam-lhe a rigidez e recomendavam-lhe que não passasse a mão na cabeça dos rapazes e que,quando fosse preciso,dobrasse por conta deles a dose de bolos."
Esse mesmo texto descreve o professor como um verdadeiro "animal,” como pode alguém achar que a violência seja uma forma de educar.Para educar não é preciso agredir e sim conversar mostrar a essas crianças que existem dois modos de agir um modo certo e um errado e que se agiram do modo correto receberam coisas boas,não se deve obrigar a ninguém a fazer o que não quer ,as pessoas têm o direito de escolherem seus caminhos cabe ao professor e também aos pais orientar e não obrigar.Todos nós sabemos que esse não é um caminho fácil,mas quem disse que ser professor é fácil.
“Hoje em dia “os professores não são mais vistos como” animais” como já foi mencionado. Hoje bater em aluno é crime. Os pais não são os mesmos ignorantes de antigamente. O mundo evolui muito e as pessoas perceberam que existem várias maneiras de se educar uma criança sem precisar fazer uso de violência. Na peça teatral “A aurora de minha vida",de (Naum Alves de souza) há um diálogo entre um alunos e uma professora,onde a mesma reclama da falta de respeito que existe hoje em dia segunda ela por falta de castigo será que esse desrespeito é por