Usina de itaipu.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. O nome Itaipu foi tirada de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, o termo significa "pedra que canta".
A barragem é a maior unidade operacional hidrelétrica em termos de geração de energia anual, gerando 91,6 TWh em 2009, enquanto a geração de energia anual da Barragem das Três Gargantas, na China, foi de 79,4 TWh em 2009. Com seu lago perfazendo uma área de
1 350 km², indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no
Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte, além de suas 20 unidades geradoras de 700 megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts. É um empreendimento binacional administrada por Brasil e Paraguai no rio Paraná na seção de fronteira entre os dois países, a 15 km ao norte da Ponte da Amizade.
No ano de 2008, a usina atingiu seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo pico de 100% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil.
A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete maravilhas do Mundo
Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos
Estados Unidos. Esta lista foi feita com base numa pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) entre engenheiros dos mais diversos países.
- Início da obra.
Em 1970, o consórcio formado pelas empresas PNC e ELC Electroconsult
(da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto da obra. O início do trabalho se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o Tratado de Itaipu,