usina de itaipu
USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Poços de Caldas – MG
2013
UNIVERSIDADE PITÁGORAS
USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Trabalho apresentado a Pitágoras, referente à disciplina de Introdução à Engenharia
Orientador: Tiago Cavelagna
Poços de Caldas – MG
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 TRATADO 7
3 CONSTRUÇÃO 8
4 OPERAÇÃO 12
5 IMPACTOS SOCIOSAMBIENTAIS 13
1 INTRODUÇÃO
O dicionário Aurélio (2013), traz a seguinte definição de engenharia:
“s.f. Ciência, técnica e arte de construção de obras de grande porte, mediante a aplicação de princípios matemáticos e das ciências físicas.”
Conforme Bush, V. (1939), engenharia:
“Num sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade.”
Através desses dois conceitos, é possível entender a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Com o aumento da população e a prosperação da economia brasileira, a demanda por energia elétrica no Brasil aumentou relativamente a partir da década de 60. Além disso, a crise do petróleo, entre as décadas de 50 e 70, foi fator predominante pela busca de exploração de fontes renováveis para geração de energia. A partir disso, deu-se início aos estudos de viabilização da construção da usina de Itaipu.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu corresponde a um grande empreendimento arquitetônico com finalidade de obtenção de energia elétrica, essa construção foi constituída pelo interesse do Brasil e do Paraguai a partir de um acordo entre os envolvidos no processo.
Segundo a empresa Itaipu Binacional (2013), Itaipu é a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo. A usina possui 20 unidades geradoras, o que significa que, em condições de clima favoráveis, a produção pode chegar a 100 bilhões de quilowatts-hora. Utilizando o potencial do trecho do rio Paraná em que o rio faz divisa entre Brasil e Paraguai, a Usina