Usina de Itaipu
Uma das maiores usinas construída no rio Paraná em 1970,e uma das maiores em operação no mundo. A usina é fruto de um grande trabalho com bastante empreendimento além disso bem desenvolvido em conjunto no Brasil. Mas além dessa grandeza toda está ameaçada a perder o seu grande título de a Maior do Mundo.
Apesar de todos esses contratempos que existe, a usina de Itaipu tem uma grandeza espetacular que chega a despertar bastante curiosidade em todo mundo além disso ela e a principal atração turística. Com suas belas paisagem seus lugares espetaculares como seu parque nacional,seu bosque,e a maravilhosa ponte da amizade entre outros.
Paredões represam a água
A matéria-prima de uma usina hidrelétrica é a água. Por isso, ela é represada, formando uma espécie de estoque. Na barragem (paredão com 7,9 km de extensão e 196 metros de altura máxima que represa o rio), a água é escoada para dentro da usina através de tubos com 10,5 metros de diâmetro interno –chamados de condutos forçados. São 20 tubos no total, um para cada turbina.
Apesar de possuir 20 unidades geradoras de energia, apenas 18 delas ficam ativas. As duas restantes só são acionadas caso uma das turbinas apresente problemas ou tenha de passar pelo programa de manutenção periódica.
Força da água faz turbina girar
Dos condutos forçados, a água vai direto para as turbinas. A força com que ela passa pelas turbinas faz o equipamento girar. O movimento rotatório faz com que os ímãs presos na parte girante do gerador (rotor) passem bem próximos a enrolamentos de cobre fixados na parede em torno do eixo (estator). A passagem de um pelo outro, sem contato físico, é que dá origem à eletricidade.
O volume de água escoado por cada um dos condutos forçados é de 700 m³/s (metros cúbicos por segundo). Para se ter uma ideia, é quase a metade do volume das quedas d'água nas cataratas do rio Iguaçu, que é de 1.500 m³/s. Ou seja, pelos 18 tubos de Itaipu escorrem oito cataratas do Iguaçu.
Tensão