Mapa conceitual
Com a globalização cresce a necessidade da participação das empresas no desenvolvimento e crescimento do meio onde estão inseridas e com isso se vêem forçadas a adotarem uma postura mais responsável em suas ações, mostrando uma visão abrangente onde a transparência tornasse inevitável.
O conceito de responsabilidade social empresarial ou SER, como é mais conhecida, às vezes está associado à prática filantrópica, pois é muito comum ver empresários e empresas divulgando nos meios de comunicação a participação ou o apoio a projetos sociais, através de doações. No entanto, a questão da responsabilidade social abrange muito mais do que simples doações financeiras ou materiais. Filantropia significa ajuda e possui um caráter assistencialista. Trata-se de uma ação externa à empresa, tendo como benefício à comunidade, tornando-se um paliativo para uma grave conjuntura social.
Responsabilidade social é o relacionamento ético e transparente da organização com todas as partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Como futuros analistas de sistemas, devemos ter clareza das responsabilidades que as empresas possuem diante da sociedade a qual pertence. Foi pensando nisto, que diante do trabalho proposto, foi elaborado A FUNDAÇÃO OLHAR DO FUTURO: o auxílio da tecnologia no desenvolvimento cultural, intelectual e social de crianças e jovens, que será desenvolvido pela empresa fictícia System Designer e implantado em uma escola pública.