Mapa conceitual - didática
Na prática:
Possui diversos caracteres: Instrumental (visa o aperfeiçoamento de métodos e técnicas de ensino), comportamental (visa a relação professor-aluno) e psicológico (avaliação do preparo dos alunos).
Tem como principal objetivo transferir com eficácia da esfera teórica à prática, questões relativas à estratégia de ensino, metodologia e estratégia de aprendizagem.
Subdivisões
Área do conhecimento que se ocupa com a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
É fato que no decorrer da história se observou a imposição de uma das duas variantes. Isso reflete a influencia da sociedade e suas formas de vida na educação, por exemplo, projetos políticos que visem aumentar o grau de escolaridade da população podem adotar sistemas tradicionais de ensino, afim de garantir um avanço meramente estatístico, ou ainda, o avanço tecnológico e a necessidade de mão de obra eclodi um período tecnicista no ensino. Porém, pode uma das tendências variar em apenas alguns aspectos de outra.
Obs.
Descrição
Vertentes
Progressista
Tradicional
Ênfase no sujeito: visa o desenvolvimento do educando oprimido. Parte dele, de seus anseios e necessidades.
Ênfase no método: acentua o aspecto externo e objetivo do processo de ensinar, em nome do sujeito, que se pretende ensinar de forma eficiente.
O que é
Função
DIDÁTICA
É composta por três elementos principais: Ensino, Aprendizagem e Material. As técnicas trabalhadas terão enfoque nesses elementos, fazendo com que o estudo da didática esteja carregado de outras disciplinas, dependendo do foco. Alguns métodos podem enfatizar a forma de ensinar, de aprender, e os recursos empenhados no processo.
Como os diversos autores divergem muito em sub-temas da didática, cabe ao docente aperfeiçoá-la ao contexto vivenciado, sem a obrigatoriedade de se adequar a um molde já estabelecido.