Dieta alimentar
Contexto
O objetivo deste trabalho foi propor aos alunos a reflexão sobre o quão variada são suas dietas e como essa variedade de alimentos pode ser construída desde o ventre materno aguçando o paladar de futuros adultos. Cabe salientar que é fundamental a presença de diversos alimentos no cardápio diário para que haja a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas.
Detalhamento das atividades
Diante desses dados, foram realizadas algumas atividades na disciplina de Análise Sensorial de um curso de Engenharia de Alimentos de uma Universidade do Sul do Brasil. Propôs-se aos alunos que relatassem como é sua alimentação, descrevendo os diferentes tipos de alimentos que fazem parte de sua dieta. Após foram desenvolvidas três atividades, conforme descrito. Na primeira atividade realizou-se uma prática, onde os alunos foram expostos a diversas frutas estando seus olhos vendados. Entre as frutas ofertadas pode-se citar: banana, maçã, abacate, manga, pêra, laranja, bergamota, goiaba, ameixa e mamão. Anotaram-se as reações em relação a três sentidos sensoriais: tato, olfato e paladar. Na segunda atividade se realizou a leitura de alguns artigos científicos que tratam a introdução de diferentes alimentos a bebês após o desmame e a influência da amamentação na alimentação de crianças, adolescentes e adultos. Após a leitura realizou-se uma discussão dos artigos. Na sequência, pediu-se ao grupo de alunos que relatassem quais os alimentos que foram e são presentes em sua alimentação na infância e adolescência. E, finalmente puderam nesta atividade fazer uma análise crítica de suas dietas embasada na prática realizada e leitura dos artigos científicos.
Análise e discussão
Ao longo da história pesquisas relatam que as experiências vivenciadas pelas mulheres durante a gravidez e lactação pode de alguma forma influenciar o caráter de seu filho. Por exemplo, tensões ou choques