19 Epenn
RESUMO
A finalidade do ensino de Ciências é auxiliar e possibilitar o aluno à aquisição de conceitos cientificamente aceitos e na compreensão dos fenômenos socioambientais. Para alcançar essa finalidade o ensino deve ser desenvolvido na perspectiva da aprendizagem significativa. O mapa conceitual é um recurso que vem sendo utilizado nas aulas de Ciências e que vislumbra a possibilidade de ser utilizado para a construção do conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho buscou saber em que medida os mapas conceituais auxiliam no desempenho de alunos do ensino médio. Para tanto, estes foram submetidos a procedimentos metodológicos que seguiram as seguintes etapas: levantamento das concepções prévias; aproximação/desenvolvimento do conteúdo de Botânica e avaliação. Os dados foram coletados pela análise dos mapas conceituais construídos pelos alunos onde verificou-se a evolução conceitual a cerca do conteúdo abordado. Os resultados apontaram que os mapas podem evidenciar a construção do conhecimento cientifico, porém não é capaz de demonstrar a subjetividade de conhecimento amplo e significativo para melhor leitura de mundo. Este trabalho mostrou também a importância do professor como agente mediador desta ferramenta didática.
PALAVRAS-CHAVE: Mapa Conceitual, Ensino de Botânica; Evolução Conceitual.
1. INTRODUÇÃO
Uma das questões presentes nas discussões sobre a melhoria do ensino na educação básica é conhecer meios de facilitar a aprendizagem de conceitos válidos para a compreensão do mundo. Não diferentemente acontece no ensino de Ciências.
1.1 Ensino de Ciências É comum encontrar no meio acadêmico a discussão sobre processos pedagógicos que ultrapassem a abordagem de ensino centrada na transmissão-recepção de conceitos prontos aceitos cientificamente para um ensino centrado na construção de conceitos e de conhecimento que permita ao aluno dar significado em sua vida