computador e matemática
A matemática é a ciência dos números e dos cálculos, sendo utilizada desde a antiguidade, pelo homem para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios na construção de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física, química etc.
Podemos dizer que em tudo que olhamos existe a matemática. Questões a cerca do ensino de matemática têm despertado o interesse e gerado discussões no campo da Educação Matemática. Diversas propostas buscam adequar o trabalho escolar às novas tendências que podem levar a melhores formas de ensinar e aprender os conteúdos da matemática. Dentre essas tendências, acredita-se que a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, principalmente do computador e suas interfaces, constitui-se recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem da matemática à medida que aprimora a forma do professor ministrar aulas, provocando uma interação crescente entre professor e aluno.
O computador não pode ser considerado mais uma ferramenta pedagógica, é necessário não designar a ele um papel reduzido, que não permita a sua utilização completa. Mesmo assim, é válido lembrar que o computador é incapaz de ensinar e construir conhecimento por si só. Sua mera presença não garante a melhoria da aprendizagem. A ação humana continua completamente fundamental, inclusive para garantir uma boa interação com as novas tecnologias.
O foco de todo o trabalho seria assim a discussão e formação de estratégias para o uso dos recursos disponíveis no computador e da internet, em busca da melhor aprendizagem, pelos alunos, dos diferentes conteúdos curriculares.
1 REFERÊNCIAL TEÓRICO
A Educação Matemática é uma área do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas, que estuda