manutençao
SENAI-CHAPECO
CURSO TECNICO EM ELETROMECANICA
TIPOS DE MANUTENCAO
WILLIAN FERREIRA RAMOS
CHAPECO,FEVEREIRO DE 201
INTRODUCAO:
Este trabalho descreve a importância de pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo.
2 tipos de manutenção
2.1 manutenção corretiva:
Manutenção que consiste em substituir peças ou componentes que se desgastaram ou falharam e que levaram a máquina ou o equipamento a uma parada por falha ou pane em um ou mais componentes. É o conjunto de serviços executados nos equipamento com falha. Normalmente, os reparos são executados sem planejamento e em caráter emergencial. As horas extras do pessoal de manutenção são grandes, contribuindo em desgaste físico e mental, com condições desfavoráveis de trabalho.
Os índices de acidentes também são altos, devido ao trabalho sob pressão de tempo e necessidade de colocar a máquina em condições de produção.
2.2 manutenção preventiva
Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado.
É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.
Vantagens da manutenção preventiva:
Reduzir o envelhecimento ou degeneração dos equipamentos;
Melhor estado técnico operacional dos equipamentos;
Atuar antes das intervenções corretivas que geram altos custos;
Reduzir os riscos de quebras nos equipamentos;
Realizar os reparos nas melhores condições para a operação;
Programar os trabalhos de conservação.