Manutencao Produtiva
FIGURA 1 – Os 5 pilares 13
TABELA 1 – A Evolução do Conceito de Manutenção 14
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 12
2 DESENVOLVIMENTO 13
2.1 A Origem da TPM 13
2.2 Evolução dos Conceitos 14
2.3 Objetivos da TPM 15
2.4 Os Efeitos da TPM na Melhoria dos Recursos Humanos 16
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
De uma forma geral a manutenção é a ação de manter, consertar ou conservar algo. A manutenção é necessária e imprescindível, ela é formada por um conjunto de ações que juntas ajudam e possibilitam o bom e o correto funcionamento de algo, como por exemplo, as máquinas.
Existem quatro tipos de manutenção: Corretiva, Preventiva, Preditiva/Planejada e Produtiva Total.
Manutenção Corretiva: Esse tipo de manutenção consiste em deixar o equipamento trabalhar até ocorrer alguma falha que impeça seu funcionamento, é um método que não é mais utilizado devido à sua geração de altos custos para a empresa.
Manutenção Preventiva: É a manutenção realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra do equipamento.
Manutenção Preditiva ou Planejada: É a manutenção que tem como objetivo realizar ajustes no equipamento somente quando eles precisarem dos mesmos. Nesse caso é necessário ter um certo controle do tempo de uso do equipamento para saber quando será necessário realizar ajustes ou modificações no equipamento.
Manutenção Produtiva Total (TPM): É a manutenção que atua em todos os estágios de vida dos equipamentos.
A partir de tópicos facilmente identificados e distribuídos para melhor entendimento abordaremos nesse trabalho algumas questões relacionadas ao tipo de manutenção denominado TPM.
2 DESENVOLVIMENTO
Durante muito tempo as indústrias funcionavam com o sistema de manutenção corretiva, porém esse tipo de manutenção gerava muito desperdício de diversos tipos para as empresas. Com isso foi feita uma análise do problema e passou-se a dar ênfase na