Manutenção Produtiva
O TPM apresenta como objetivo a eficácia da própria estrutura orgânica da empresa por meio das melhorias a serem introduzidas e incorporadas, tanto nas pessoas como nos equipamentos. Para tal fim, é necessário elaborar programas de desenvolvimento de recursos humanos nas seguintes áreas:
Operários: Dotados de capacidade para condução espontâneas das atividades.
Elementos de manutenção: Capacitação para condução de atividades relativas a mecatrônica.
Engenheiros de processo: Projetar e desenvolver equipamentos com menor exigência de manutenção.
Melhorias nas pessoas bem como nos equipamentos promovem a melhoria da estrutura da empresa, como é almejado pelo TPM.
Com o bem estar dos operários e a melhoria do rendimento global, teremos o incremento da produtividade. Minimizando os inputs (despesas) e maximizando os outputs (resultado).
PILARES DA TPM
1º Segurança e higiene: Principal objetivo deste pilar é acidente zero, além de proporcionar um sistema que garanta a preservação da saúde e o bem estar dos funcionários e do meio ambiente.
2º TPM administrativo: Este tem como objetivo eliminar desperdício de perdas geradas pelo trabalho de escritório, é necessário que todas as atividades organizacionais sejam eficientes.
3º Controle inicial: Consolida toda sistemática para levantamento das inconveniências, imperfeições e incorporações de melhorias, mesmo em máquinas novas e através dos conhecimentos adquiridos, tornando-se apto a elaborar novos projetos onde vigorem os conceitos PM (Prevenção da Manutenção), o que resultara em máquinas com quebra zero.
4º Manutenção da qualidade: Destinado a definir condições do equipamento que exclua defeitos de qualidade, com base no conceito de manutenção do equipamento em perfeita condições, para que possa ser mantida a perfeita qualidade dos produtos processados.
5º Educação e treinamento: Desenvolver novas Habilidades e conhecimentos para o pessoal da manutenção e da